Comida Típica Da Região Sudeste: Gastronomia Pratos Típicos

Comida Típica Da Região Sudeste: Gastronomia,Pratos Típicos 

São tipos comidas de cada região no sudeste

A Comida Típica Da Região Sudeste, Gastronomia,Pratos Típicos do sudeste ( Região) vai muito além da feijoada, que é um prato original dessa região, de fato, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mas cada estado tem outros pratos mais (deliciosos). Conheça as receitas tradicionais da região e descubra de que estado vem cada comida típica da região sudeste.

👉Conheça O Saboroso Frango Ao Molho Pardo:

Prato português, popular no Nordeste e em Minas Gerais, o Frango ao Molho Pardo ou Galinha de Cabidela, consiste em cozinhar o frango no próprio sangue, adicionando vinagre para evitar que talhe (!). 

A legislação brasileira exige que o sangue utilizado no preparo tenha origem comprovada, acabando por limitar o número de restaurantes que podem fazer a receita. 

O Maria das Tranças, em Belo Horizonte, é um dos restaurantes mais autênticos porque abate os próprios animais - o frango Teriyaki de lá é o mais tradicional da cidade.

👉Vamos Fazer O Delicioso Feijão Tropeiro:

O feijão tropeiro comida típica da região das Minas Gerais

Você conhece o típico lanche de campo de futebol? Geralmente é algum sanduíche, cachorro-quente, pizza ou batata frita, certo? Bem, em Minas Gerais, é o feijão tropeiro, e o prato é onipresente no estado. 

Além do feijão, ele come farinha de tapioca, torresmo, linguiça, couve e outros condimentos. A receita pode variar um pouco você pode adicionar bife, coentro, um ovo com gema mole.

O nome é uma homenagem aos próprios tropeiros, que transportam mercadorias de um lado para o outro para se alimentar da mistura desde os tempos coloniais.

👉Pão De Queijo A Maior Riqueza Mineira:

Encontra-se em todo o Brasil, mas os mineiros que se prezam dirão que o mineiro é sempre melhor. Você tem toda a razão qualquer pão de queijo de bar de BH.

Costuma ser melhor do que as versões mais saborosas de São Paulo ou do Rio. Em Minas, você pode se deliciar no Mercado Central de BH ou no Mercado Novo, ou em alguns dos melhores cafés de Belo Horizonte.

O Pão De Queijo é uma iguaria oriunda de Minas Gerais

👉Filé á Osvaldo Aranha

Agora vamos para comida típica da região do Rio de Janeiro homenagear um político que na verdade é gaúcho. Um prato típico da região carioca consiste em filé mignon ou picanha com muito alho frito, batata portuguesa, arroz e farofa. 

Osvaldo Aranha almoçava na Lapa nos anos 30 e 40 e pedia este prato, o seu preferido. Hoje, um dos restaurantes mais tradicionais da cidade é o Café Lamas in Flamenco, um restaurante com quase 150 anos.

👉Mate Leão Com Biscoitos Globo:

Tá, não é exatamente um prato, mas não tem nada melhor no mundo que o combo bolacha Globo + mate leão. Uma combinação típica em uma praia do Rio de Janeiro.

É um biscoito de tapioca e uma bebida gelada com limão, que os ambulantes vendem ao longo do dia sendo a comida típica da região sudeste em especial se falando do Rio De Janeiro muito procurada pelos turista.

👉O Virado Paulista Famoso E Delicioso:

O Virado Paulista composto feijão grosso e farinha de milho

O prato nos leva aos tempos coloniais do Brasil as primeiras menções a ele datam de 1600. Aparentemente típico dos restaurantes de rua de São Paulo.

Esse prato é chamado por muitos de PF (Prato Feito). E esse prato é feito porque é uma refeição muito solicitada. 

Acompanhamentos: arroz, feijão ou tutus de feijão, engrossado com milho ou tapioca, e acompanhamento de frituras: bife, linguiça, couve, banana, ovos, crocante.

👉Conheça O Lanche Paulistano:

Pode parecer estranho dizer que a comida típica de uma cidade são suas tapas (Aperitivos ou petiscos), mas em Sampa é absolutamente verdade: sanduíches de pernil, mortadela, bauru, coxinha, fazem parte do patrimônio gastronômico da cidade.

Como o Bar do Mané, do Mercadão Municipal, pelo altíssimo sanduíche de mortadela (tão alto que dá vontade de morder).

E o sanduíche de pernil do bar Estadão é a comida típica da região sudeste em especial são Paulo apreciado por todos os viajantes que visitam essas cidades.

Veja mais sobre a deliciosa Receita De Arroz Carreteiro 

👉O Pastel De Feira Mais Conhecido Do Brasil:

Comida típica da região sudeste muito consumido em São Paulo

É comum no Sudeste, mas muito consumido e apreciado em São Paulo, todo mundo sabe que o almoço típico do paulistano em dia de feira é pastel, frito na hora e recheado com diversos recheios queijo, carne, calabresa, bacalhau, pizza.

👉A Verdadeira Moqueca Capixaba:

Acredita-se que a origem do prato seja uma mistura das cozinhas indígena, portuguesa e africana. A moqueca tradicional comida típica do Espírito Santo é uma sopa de peixe com tomate e cebola, temperada com coentro.

Geralmente servida em panelas de barro, com arroz e pirão feito com farinha de tapioca. Há também uma versão baiana da moqueca, mais forte e apimentada, feita com azeite de dendê e leite de coco.

👉Aprenda A Fazer O Peroá Frito:

Muito popular no Espírito Santo, esse peixe costuma ser comido frito nos quiosques de pé-na-areia, temperado com limão e servido com batata ou tapioca.

O estado chegou a alertar que o animal estava em risco de extinção há alguns anos, mas o peixe branco, leve e barato não saiu da mesa do Espírito Santo.

Peixe popular consumido no Espírito Santo Peroá frito

✅07 Doces Típicos Da Região Sudeste:

👉O Pé De Moleque Tradição Mineira:

Piranguinho, no sul de Minas Gerais, é berço da tradicional receita de pé de moleque, doce que brilha nas bandejas das festas juninas. 

O ingrediente principal é o amendoim torrado e os doces podem ser encontrados em barracas coloridas ao longo da culinária mineira.

👉A Saboroso "Cural" De Milho:

"Cural"  é uma espécie de pudim duro feito de milho verde

Quem gosta de milho? Então não deixe de experimentar o cural, uma espécie de pudim duro feito de milho verde, manteiga, açúcar e canela em pó. Há quem vá às festas juninas e não perca as bancas que vendem essas deliciosas especiarias.

👉A Delicia Da Goiabada:

Os doces podem até ser feitos em diferentes estados, mas o queijo Minas Gerais dá um sabor especial quando combinado com a goiabada, um delicioso Romeu e Julieta.

É uma sobremesa simples que deu origem a outros doces como mousses, bolos e pudins. Ponte Nova e São Bartolomeu são as cidades que nos deram este presente em forma de doces.

👉Docê "Chuvisco" Tradição Do Rio De Janeiro:

Na cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio de Janeiro, foi criado o chuvisco, um doce feito de ovos. 

Acessório fácil em festivais locais, a garoa é servida em calda bem cristalizada. Praticamente é o símbolo e a identidade dos campistas.

👉Bolo De Banana Uma Verdadeira Satisfação:

Bolo banana presente em  todas as confeitarias de São Paulo

Todas as confeitarias e padarias de São Paulo vendem esse bolo simples, geralmente caramelizado. O bolo de banana também pode ser servido com canela ou polvilhado com pão ralado e um bom café.

👉Doce De Abóbora Sensação E Sabor:

Há uma certa briga aqui para saber quem criou o doce de abóbora Minas Gerais, Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro! Aposte, mas enquanto isso experimente qualquer uma das opções! 

Em cada cidade por onde você passa, você encontra doce de abóbora em bolinhas, em pedaços, simples. 

Basta provar para conhecer a destruição! Você quer tentar? Vá até Poços de Caldas e volte (se puder) para nos contar o que achou!

👉Brigadeiro Impossível Comer Um Só:

O legado é o rei supremo da confeitaria nacional, o brigadeiro, foi criado no bairro do Pacaembu, na capital paulista. Segundo relatos, trata-se de uma homenagem ao General de Brigada Eduardo Gomes.

Docê criado homenagem ao General Brigada Eduardo Gomes

Candidato à presidência da República em meados de1946. Entusiastas desse político organizaram festas de apoio à candidatura, nas quais preparavam doces à base de ovos, manteiga, açúcar e chocolate.

Claro, o doce de brigadeiro fez sucesso com os convidados e acabou servindo como arrecadação de fundos para a campanha.

👉Então a finalidade é deixar todos vocês com agua na boca através desses artigos! Sempre criado com muito carinho pela Cozinha Gourmet vamos divulgar e compartilhar entre nossos amigos e familiares.

👁‍🗨Siga as redes sociais: ▶ Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter,

Obrigado / CozinhaGourmet




Postar um comentário

0 Comentários