Pular para o conteúdo principal

Dicas: Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha?

👩‍🍳Dicas: Vamos Aprender a economizar no gás de cozinha?

Quando falamos em redução de despesas, qualquer ajuda é sempre bem-vinda, principalmente se o assunto for economia do precioso gás de cozinha. Medidas simples como, organizar sua área de trabalho, separar e cortar ingredientes.

Técnicas de preparo dos alimentos na cozinha, ou ate mesmo pré-aquecer o forno para assar determinados alimentos antes de iniciar uma receita, tudo isso pode nos ajudar nessa economia do gás de cozinha. Confira abaixo as 8 formas de economizar gás de cozinha que vão te ajudar a evitar o desperdício na hora de preparar as refeições.

✅1.Preste atenção na cor das chamas (fogo)

Dicas Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha (2)
   Dicas: Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha?

A cor do fogo pode mostrar sinais de acúmulo de impurezas nos bicos do forno e do fogão. O tom da chama deve ser azul, se achar laranja ou amarelo, deve haver algum bloqueio que você não consegue salvar. Limpe o bico, se ainda houver cor diferente, procure ajuda técnica.

✅2.Manutenção do fogão/cozinha

Mantermos a manutenção do seu forno em dia é de suma importância pois ajuda muito a reduzir o consumo de gás. Pois seu fogão pode ter um entupimento nas bocas ,que as vezes não apresenta mudança nas cores das chamas, ou ocorra algum vazamento, o que vai elevar com certeza o consumo do seu gás muito rapidamente.

✅3.Organizar os ingredientes e a cozinha

Sabia que ter todos os seus ingredientes prontos e sua cozinha organizada pode te ajudar na economia do gás de cozinha?

Veja este exemplo, Se você tem o habito de ligar o fogão antes de liberar a área de trabalho e separar os ingredientes desejados, neste caso pode estar perdendo tempo e o desperdício/gastando o gás desnecessário.

Dicas Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha (2)
    Dicas: Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha?

Deixarmos dourar/ou refogar os ingredientes enquanto você está fazendo outras coisas, isso não só fará com que a receita cozinhe demais, como você pode estar gastando mais o gás por um tempo desnecessário.

 Assim quando temos o habito de deixar lavado, cortado e separado os ingredientes antes de começar a cozinhar, você esta economizando o tempo e, principalmente, o nosso preciso gás de cozinha..

✅4.Pré-cozinhe certos alimentos

Devemos Pré-cozinhar alguns alimentos e armazená-los em pequenas porções é também uma ótima forma de economizar tempo e gás de cozinha, principalmente quando falamos de combinações que estão sempre no seu cardápio como arroz, feijão, macarrão, legumes, etc. 

Há também hábitos na nossa cozinha que podem ajudar a reduzir o tempo de cozimento, como deixar o feijão de molho durante a noite antes de colocá-lo na panela de pressão.

Dicas Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha (2)
    Dicas: Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha?

Se nos temos o costume de sempre preparar pratos com os mesmos vegetais/ou ingredientes , podemos pensar no modo de cozinhá-los em grandes porções de uma só vez e congelá-los em porções ideais para o consumo diário de você e sua família. 

Dessa forma, vamos economizar ,pois iremos finalizar a refeição (congelada) somente no dia em que formos servir a mesa da nossa família (almoço ou jantar).

👉Informativo: Caso tiver alguma dúvida, confira nas embalagens do fabricante para mais informações sobre a utilização correta dos produtos inclusive a data de validade.

5.Use as tampas correta:

Comprovado: Economizando no tempo de cozimento adequado para as nossas receitas é automático a economia/consumo no uso do gás.

Veja, um pequeno truque para conseguir isso é usar uma tampa que seja exatamente do tamanho da panela para que os alimentos cozinhem mais rápido.

Queremos dizer, que quando usamos uma tampa maior ou menor que o diâmetro do recipiente/panela que vai no fogo, o calor não se dissipa, a comida não cozinha tão rápido e você acaba usando mais gás.

✅6.Pré-aqueça/esquentar o forno

Dicas Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha (2)
    Dicas: Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha?

Pré-aquecer/esquentar o forno faz uma grande diferença quando se trata de cozinhar alimentos e economizar gás de cozinha. Esta etapa de cozimento é necessária para preparar bolos, carnes e legumes para assar enquanto o forno estiver vazio, garantindo que o calor seja pré-distribuído por todo o forno e que ele mantenha a mesma temperatura durante todo o preparo de cozimento desde o começo/inicio ao término/final.

👉Importância: Logo, a se uma receita exigir pré-aquecimento, não a ignore e mantenha o tempo e a temperatura definida para o cozimento!

✅7.Planejar o uso do seu forno

Uma ideia muito boa será, cozinhar os pratos diferentes, usando a mesma temperatura do forno para cozinhá-los todos juntos. Talvez podemos colocar a sobremesa no forno junto com o prato principal, mais temos que ter sempre o cuidado em observar os diferentes tempo do cozimento de ambos separadamente.

✅8.Verifique seu gás

Dicas Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha (2)
   Dicas: Vamos Aprender A Economizar No Gás De Cozinha?

👉Segurança
: Se você usa o cilindro, o processo de inspeção é muito simples. Verifique as roscas do cilindro de gás e o encanamento do fogão e do forno de tempos em tempos. Além de te ajudar financeiramente na economia do gás, também pode evitar acidentes

Em apartamentos com gás encanado, vale a pena verificar se há manutenção no sistema regularmente. Também prestar bastante atenção ao estado e eficácia das mangueiras que conectam o gás encanado ao forno para garantir que estejam em perfeitas condições de uso.

Seguindo as dicas da COZINHA GOURMET, você poderá economizar ainda mais no precioso gás de cozinha e consequentemente na segurança do nosso maior tesouro que é a nossa família.

👉Não esqueça: Precisamos ter cuidado, estar atento, se houver vazamento de gás de um botijão ou da mangueira de gás. Caso isso venha acontecer acione sempre empresas especializadas isso trará mais segurança e tranquilidade.

✅Veja mais dicas👇

Dicas Na Cozinha Fácil

Obrigado 






Comentários

Mais Visitadas

06 Receitas Incríveis Com O Suco De Laranja: Deliciosa Para Nossa Saúde

🍊06 Receitas Incríveis De Sucos Com o Uso Da Laranja Para Nossa Saúde, para consumir a qualquer hora do seu dia.  Comumente usado, o suco de laranja pode ser feito apenas com frutas ou levar uma combinação de outras frutas, legumes e até folhas verdes, uma boa pedida para quem quer sair da rotina e experimentar um novo sabor. ✅1-Suco de laranja e maçã verde    06 Receitas Incríveis De Sucos: Com o Uso Da Laranja Para Nossa Saúde Aquele dia em que a preguiça bate e a pressa não sabe o que fazer com o café da tarde? Bem, eu tento este suco. É rico em vitaminas e antioxidantes e tem um sabor azedo favorito. Ingredientes necessários:  5 laranjas baianas ou laranjas peras 1 maçã fresca verde/picada *Retire o suco das laranjas com um espremedor. Leve o suco no liquidificador, adicione a maçã crua e bata por 2 minutos. Corte e sirva com bastante gelo. (Se você usar frutas congeladas, apenas aproveite!) 🕑Tempo de Preparação: 10 minutos Servir até 02 copos médios de 300 mls ✅2-Suco de laranj

Sorvete Caseiro: Sorveteria Perto De Mim 6 Sabores De Sorvete Inesquecível

 🍦Sorvete Caseiro: Sorveteria Perto De Mim 6 Sabores De Sorvete Inesquecível. O sorvete é uma sobremesa congelada à base de laticínios, como leite ou creme, à qual foram adicionados frutas ou mais outros ingredientes e sabores. As maioria contém açúcar, embora alguns sejam feitos com adoçantes;  A primeiras referências das origens do sorvete incluem uma história sobre a sua invenção entre os persas, o grande imperador romano Nero, que se diz ter trazido o gelo e a neve das montanhas e misturado com frutas. E o outro da dinastia chinesa e que tinha um método de misturar o leite com água do rio. logo no entanto, a invenção do sorvete é creditada aos persas.  ✅1.Sorvete manga especial   Sorvete Caseiro: Sorveteria Perto De Mim 6 Sabores De Sorvete Inesquecível    Ingredientes necessários: 01 uma lta leite/condensado 01 uma xícara media de creme leite 02 duas mangas rosa frescas Modo ficar pronto: Para fazer o sorvete caseiro usamos o suco de manga (não fino), deve ser o creme (sem açúc

Pudim De Geladeira E Gelatina Colorida Sabores Irresistíveis

🥧 Pudim De Geladeira E Gelatina Colorida Sabores Irresistíveis. A receita de pudim e da gelatina é provavelmente uma das mais procuradas na culinária brasileira, afinal, quem não quer fazer uma sobremesa dessa, deliciosa e fácil de fazer, com um maneira muito rápida e pratica.  A sobremesa  de pudim de geladeira juntamente com a gelatina colorida  esta entre as sobremesas tradicionais da nossa gastronomia.  E ao contrário do que você possa pensar, através das receitas da cozinha Gourmet, vamos ensinar como fazer um uma refeição dessa, simples e deliciosa. O pudim de geladeira e a gelatina colorida é muito fácil e muito rápido. 👉Curiosidade: O famoso pudim.   Foi nascidos nos navios da Marinha Real nos séculos XVIII e XIX, com a mistura de farinha mais a gordura, evoluíram com o passar do tempo, até chegarem à receita popularmente conhecida hoje. ✅1- Pudim do bolo gostoso como padaria      Pudim De Geladeira E Gelatina Colorida Sabores Irresistíveis Matéria-prima: *1 e ½ xícaras de aç

Bolo Caseiro: Sete Sabores Uma Verdadeira Tentação!!

🍰 Bolo Caseiro: Sete Sabores Uma Verdadeira Tentação!!   Na Cozinha Gourmet, você encontra receitas incríveis de bolos simples, como bolo de cenoura, bolo de chocolate, e muitas outras opções deliciosas para qualquer ocasião. E lembre-se sempre de seguir todos os passos corretamente!  O segredo de uma receita de sucesso são os ingredientes e a maneira certa de prepará-la.  Assim, você garante um bolo simples e macio e cheio de sabor! E esta receita simples de bolo pode ser ainda mais deliciosa quando preparada pela manhã! Especialmente se você gosta de acompanhar seu pedaço do bolo caseiro com um delicioso café ! Confira clicando nas receitas abaixo!! ✅1- Bolo Gelado Sabor Prestígio   Bolo Caseiro Sete Sabores Uma Verdadeira Tentação!!                                          Necessário ingredientes: 3 três ovos 1/2 xícara media de óleo 2 duas xícaras media de Nescafé 2 duas xícaras  media de trigo 1 duas xícara  media de leite 1 uma colher  media de chá de bicarbonato 1 uma sopa de f

Como Conservar frutas: Como Conservar Legumes Revelado Os 18 Segredos

 🍏Como Conservar Frutas: Como Conservar Legumes Revela Os 18 Segredos. *Não há nada mais comum do que abrir a geladeira e encontrar frutas e verduras em mau estado, queimadas ou mesmo podres. Isso além de gastar dinheiro, ter que jogar comida fora não e bom. Para acabarmos com isso, nós da Cozinha Gourmet damos varias dicas para ajudar você a conservar seus alimentos por mais tempo.       Como Conservar frutas: Como Conservar Legumes Revelado Os 18 Segredos   ✅1- Não deve lavar os alimentos antes de guardar Se você tem o hábito de lavar frutas e verduras antes de guardar, precisará rever seu conceito. Você pode até limpá-los com guardanapos, mas nunca com água, pois não perde a camada que os protege e retarda a decomposição. ✅2- Frutas e legumes preferem um ambiente seco A umidade promove o surgimento de fungos. Seque bem os alimentos antes de guardar. Coloque toalhas de papel no fundo da panela, elas ajudam a absorver o excesso de umidade. ✅3- Guarde os abacates em um saco de papel

Balas de Brigadeiro Caseiro: 03 Receitas Imperdíveis

🍬Você conhece a sobremesa mais famosa e consumida no mundo? Estamos falando da nossa famosa Balas de Brigadeiro Caseiro , hoje vou ensinar a fazer essa deliciosa doçura para fazermos e prepararmos e oferecer a toda família e amigos. ✅ Balas de Brigadeiro Caseiro     Balas de Brigadeiro Caseiro                                                                                  ✅ 1-Balas de Brigadeiro Caseiro-Tradicional Ingredientes: 01 leite condens. lata 01 colher media (sopa) de glucose de milho  03 colheres media (sopa) chocolate em pó  50 grs chocolate ao leite ou meio amargo fracionado *açúcar fino (refinado) (para empanar) Preparação bala tradicional: Em uma panela, misture o leite condensado, a margarina, o chocolate em pó e as barras de chocolate.  Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até atingir o (ponto do brigadeiro), Balas de Brigadeiro Caseiro-Falta você                                                                   Desligue o fogo alto, coloque a massa em filme plástico e