Pular para o conteúdo principal

Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

 📚Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia 

A arquitetura é uma arte milenar que acompanha a evolução humana e sua relação com os espaços urbanos. Construções antigas foram realizadas pelo o homem devido a necessidade de ter um teto para se proteger e abrigar. Com isso desde os primórdios da história que se busca a estética dada ao ambiente salutar e saudável.

Arquitetura: Seu guia para idealizar a construção da sua casa
 
Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

Desde então, novas formas, técnicas e estilos surgiram para proporcionar à sociedade mais conforto e utilidade. Ao longo dos anos, as residências começaram com projetos arquitetônicos exclusivos baseados na história e no conhecimento dos profissionais.

Atualmente, esta é uma das fases mais esperadas por quem está prestes a iniciar a construção, afinal, são vários os conceitos exteriores e estipulações de função do imóvel para atender as necessidades dos futuros moradores.

Nessa etapa, além da contratação de um profissional registrado e com experiência na área. 
É importante fazer uma pesquisa inicial, pesquisar estilos preferidos e escolhas arquitetônicas é essencial para mapear o gosto pessoal. É um trabalho imersivo, assim o arquiteto entende o que agrada o morador e desenvolve um projeto único, mais detalhado e confiante.
 
Com tanta história por trás de uma edificação, a pesquisa pode ficar extensa e cansativa, por isso, para ajudar quem está na fase de idealização de uma obra, nós da Cozinha Gourmet, elaboramos um guia com cinco dos estilos mais comuns. Use também sua criatividade para adicionar mais estilo e exclusividade à sua casa!
 
✅ESTILO CLÁSSICO
 
Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

Como o nome sugere, a arquitetura clássica pode ser encontrada em todo o mundo. Começa a equilibrar a matemática com a simetria, dando vida aos monumentos da Grécia e Roma antigas. Naquela época, os arquitetos buscavam a harmonia na arquitetura, utilizando os números para idealizar projetos com uma estética unificada, ciência, política e religião expressam a razão humana.
 
Mais tarde, os romanos combinaram estilos gregos com influências etruscas para formar os principais elementos da arquitetura clássica, que ainda hoje são usados. Para Marcos Vitrúvio Polião, arquiteto romano do século I a.c (Antes Cristo) e autor do único texto teórico sobre estilo clássico da época, utilidade, beleza e robustez eram conceitos fundamentais do estilo.
 
Embora a arquitetura clássica tenha surgido há séculos, isso não significa que esteja desatualizada. Em vez disso, seu conceito é atemporal e existe em vários projetos de construção. 
Cômodos amplos, colunas, uso de mármore, tetos e rodapés elaborados, concreto e madeira são elementos comuns em projetos inspirados na arquitetura clássica.

Quem pretende investir na arquitetura clássica deve se inspirar em obras desse estilo como o Coliseu, Panteão, Parthenon, Teatro de Dionísio e Templo de Poseidon. Lembre-se: nos projetos não pode faltar equilíbrio entre forma, simetria, estética e precisão dos elementos.
 
✅ESTILO MEDITERRÂNEO

Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

Influenciado pelo Renascimento espanhol, colonial espanhol, Beaux Arts, Renascimento italiano, arquitetura árabe-andaluza e arquitetura gótica veneziana, o estilo mediterrâneo tornou-se popular nos Estados Unidos na década de 1920. 
Em projetos inspirados no estilo mediterrâneo, colunas e arcos têm presença marcante. 

As plantas são retangulares, abertas e espaçosas, permitindo a circulação de brisas entre as áreas. Fachadas simétricas e coberturas mais baixas também são características desse estilo, que aumentam o espaço externo e tornam o ambiente mais atraente e confortável.
 
Dicas: Se você gosta de clima litorâneo, invista no estilo mediterrâneo, com terraço e varanda. O caráter e a cobertura desse estilo são elementos perfeitos para climas tropicais como do Brasil.
 
✅ESTILO MODERNO

A arquitetura moderna surgiu dos desenvolvimentos tecnológicos pelos quais a Europa e o mundo passavam durante a Revolução Industrial, cujo ponto de partida foi a escola Bauhaus na Alemanha. Lá, o objetivo era projetar estruturas que focassem na funcionalidade e na simplicidade da forma.
 
No Brasil, o estilo chegou timidamente durante a Semana de Arte Moderna de 1922. Anos depois, entre 1930 e 1950, ganhou maior destaque por iniciativa da Semana de Arte Moderna, que promoveu a expressão nacional e a independência da influência europeia.

Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

Essa motivação adapta a arquitetura moderna à cultura brasileira por meio de formas e materiais regionais. Prédios como MASP em São Paulo, Alvorada e Planalto e o Congresso Nacional. São referências da arquitetura moderna no Brasil e possuem características semelhantes: Espaços amplos e simples que se destacam por suas formas. 

Eles também carregam matérias-primas como concreto aparente, aço e vidro comuns no estilo. Quem admira a arquitetura dessas grandes obras pode aplicar algumas características do estilo moderno a um projeto residencial. Para isso, é importante investir em edificações funcionais com a integração da arquitetura à natureza. 

Também é fundamental que o projeto tenha linhas e formas geométricas bem definidas com tratamento superficial de vidro e concreto aparente. Nesse estilo, a ideia é ter uma estrutura útil e harmoniosa, portanto, elementos decorativos ornamentais devem ser evitados.

Para se inspirar: Se você é um amante da arquitetura, recomendamos o livro que traz a história e as ilustrações de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro referência mundial.
 
✅ESTILO CONTEMPORÂNEO
 
Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

Quando falamos de arquitetura contemporânea, sua principal característica é a reutilização de materiais em construção. O estilo mistura estética e design inovador com elementos de diversos projetos arquitetônicos. 
É uma reinterpretação de tudo que você já viu.

O estilo, que é utilizado em diversas obras, surgiu na década de 1980, após a difusão da arquitetura moderna no Brasil. Além de enfatizar a beleza e a harmonia das construções, busca enfatizar a sustentabilidade por meio de materiais reciclados e estruturas projetadas para consumir pouca energia.
 
Os projetos de arquitetura contemporânea possuem muitos espaços abertos que proporcionam uma fluidez de construção. Projetos e propostas inovadoras abrem as portas para quem deseja viver em um ambiente moderno com um toque de liberdade.
 
O minimalismo também faz parte do estilo que valoriza a iluminação natural e as conexões entre os espaços, permitindo que o espaço fique livre e sofisticado. 

É assim que a simplicidade passa a fazer parte dos projetos arquitetônicos contemporâneo. Quem aposta nesse estilo deve investir em elementos superiores para proporcionar mais conforto e beleza ao ambiente.
 
Dicas: Quer conhecer uma amostra da arquitetura contemporânea? A Capela Bosjes, na região de Witzenberg, na África do Sul, tem um telhado ondulado que faz referência às formas da natureza.
 
✅ESTILO ROMÂNTICO
 
Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia

Após a ascensão do romantismo na Europa no final do século XVIII, várias áreas mudaram com a visão artística, política, cultural e filosófica do movimento. A arquitetura foi uma delas, c
omo resultado, surgiu um estilo romântico que quebrou os padrões formais da arquitetura clássica neoclássica e abriu as portas para os projetos influenciados pelos estilos gótico, barroco e exótico.
 
Durante muitos anos, os projetos de arquitetura romântica seguiram um padrão com características muito semelhantes: planos com sentido de movimento, estruturas irregulares, formas geométricas complexas e uso de curvas. 
Além disso, arcos ogivais e vitrais são comuns encontradas nessas estruturas

Atualmente, as construções ainda seguem essas características e fogem das regras clássicas de simetria e proporção. Aqui no Brasil, a Catedral da Sé em São Paulo é um modelo de arquitetura romântica. Com características de estilo marcantes, não tem como não se inspirar.

Conclusão: Agora que você conhece os principais estilos arquitetônicos, prepare-se para começar a projetar a casa dos seus sonhos. O primeiro passo é obter um terreno (Lote) em uma região de sua preferencia que atenda às suas necessidades.
 
Arquitetura: Para Você Caprichar No Projeto Da Sua Casa Siga Esse Guia
 
A Cozinha Gourmet estará sempre buscando no mercado de urbanismo e incorporação residencial artigos que possa de maneira facil, simples, ajudar a você a desenvolver e colocar em pratica os projetos que é a construção da sua tão sonhada casa

Acesse o site Cozinha Gourmet para conhecer os mais variados artigos que ajudara em muito a facilitar sua vida no dia dia compartilhe essas noticias boas com seus amigos.

✅Caso você seja possuidor de um lote, inspire-se nos estilos para definir seu projeto comece hoje mesmo a construir o seu sonho. 

Obrigado
 

Comentários

Mais Visitadas

Decoração: De Sala E Quarto Com Vasos Decorativos Simples

Está pensando  em mudar o visual da sua casa? Que tal aproveitar as tendências de decoração. Para embelezar sua casa ? O mais incrível de apresentar novas tendências em decoração é a possibilidade de transformar sua casa com itens atuais sem precisar fazer um grande investimento ou reformar toda a casa. Decoração: De Sala E Quarto Com Vasos Decorativos Simples,  por isso, confira as dicas a seguir sobre as decoração e tendências para te ajudar nessa transformação da sua casa. 👉O Que Decora O Ambiente: Um ambiente bem cuidado não é apenas um ambiente bonito. Uma boa decoração traz harmonia e equilíbrio entre seus diversos elementos.  Quem decora o ambiente realiza um trabalho de design.  Que c om uma boa preparação, proporciona uma agradável harmonia aos nossos sentidos. Portanto, uma sensação de bem-estar surge nesses ambientes. 👉O Que É Decoração: Podemos dizer que a decoração é a personalização do ambiente. É com o rosto dela que deixamos um lugar ou transmitimos uma determinada

Pastor Alemão: Conheça Inteligência E Personalidade Da Raça

Tudo sobre o seu  Pastor Alemão c omo o nome sugere, a raça pastor alemão é originária da Alemanha.  E os ancestrais dessa raça datam do século XII.  No século 19, um oficial de cavalaria chamado Max von Stephantiz decidiu usar sua aposentadoria para criar uma raça uniforme e superior.  Seu objetivo era combinar todas as melhores qualidades dos cães pastores existentes nas diversas regiões da Alemanha para chegar à raça perfeita.   Seu objetivo foi alcançado com louvor, e hoje o pastor alemão é uma das raças mais famosas e premiadas do mundo! Apesar de ter rapidamente conquistado o mundo.   Na época da Primeira Guerra Mundial tudo que se referia ao Alemão era estigmatizado, então nessa época o American Kennel Club mudou o nome da raça de Pastor Alemão para o Cão Pastor , e em Inglaterra foi chamado de Lobo da Alsácia. No entanto, em 1921, o AKC restaurou o nome Pastor Alemão, mas não voltou a ser chamado assim na Inglaterra até 1977. Após esse evento, os Pastores Alemães ficaram aind

Raças De Cachorro Shih Tzu Características E Cuidados

🐶 Raças De Cachorro Shih Tzu Características E Cuidados Para quem procura um cachorro pequeno, muito manso, amigo e carinhoso, o cachorro da raças Shih Tzu pode ser perfeita. Este cachorrinho é mais do que apenas um rostinho fofo. Por não ser um cão de caça e não ter habilidade atlética, é mais apegado ao seu dono e possui um ótimo temperamento. Para te ajudar nessa tarefa de conhecer sobre a raças de cachorro shih tzu incluindo sua origem características e cuidados o Cozinha Gourmet preparou um artigo enriquecedor e importantes detalhes,   veja você mesmo! ✅ 1. Origem Da  Raças De Cachorro Shih Tzu O Shih Tzu é originário do Tibete e é considerado uma das raças caninas mais antigas do mundo. Embora a data exata de seu aparecimento não possa ser determinada, há algumas evidências como documentos, pinturas e outros itens  de que a raça de cachorro Shih Tzu existe desde 624 a.C (antes cristo). Foi somente depois da China (século XIX) que o pequeno e charmoso Shih Tzu se popularizou e e

Animal Que Começa Com N: Conheça Animais Com Nomes Estranhos

🐍 Animal Que Começa Com N: Conheça Animais Com Nomes Estranhos Assim como os narvais e numbats, os animais são desconhecidos da maioria dos brasileiros porque não aparecem na Fauna do nosso país. Logo o primeiro vive no Ártico e o segundo na Austrália. Já ouviam falar deles?  Na língua português não existem tantos nomes de animais com a letra N como com as letras A, B, C ou G.   Conheça lista de Animal Que Começa Com N ; Seja só quando você está brincando de stop ou adedonha ou mesmo se você quer aprender os nomes de diversos animais. Conclusão: Os animais existem em todos os ambientes habitáveis ​​da Terra. Neste artigo, o Cozinha Gourmet traz uma lista completa de nomes de animais que começam com a letra N. Boa leitura! 📕 Vamos conhecer alguns animal que começam com N? Muitos acreditam que existam pouquíssimas espécies com nomes populares iniciados com a letra N. Na verdade, podemos encontrar algumas muito populares, outras menos conhecidas. Confira a lista de nomes de animais co

Como Fazer Arroz e Feijão Soltinho e Desmanchando Perfeito

🍛 Como Fazer Arroz e Feijão Soltinho e desmanchando Perfeito Mais muita gente já sabe que o arroz com feijão é a base da culinária brasileira! Sabia que essa dupla de sucesso esta atravessando gerações. Se tornando uma tradição na mesa dos brasileiros, representando nossa culinária no mundo a fora.  Você gostaria de  ter acesso a todas essas maneiras e aprender como cozinhar arroz e feijão do jeito certo? Porque para apreciarmos uma comida ela deve ser acima de tudo saborosa. Logo a cozinha gourmet separou dicas importantes para você aprender como fazer arroz e feijão  e acertar no preparo certo deixando do jeito que todo brasileiro adora. Confira abaixo! 🍚 1.  Acertando O Ponto De Cozimento Do Arroz: 👉A primeira dica importante é : Escolha uma marca de qualidade, que é do tipo 1. Essa categoria, popularmente chamada de “arroz de agulhinha”, contribui para o aspecto bonito da culinária. Dito isso, ajuda muito a deixar o arroz com aspecto de soltinho. 👉Outra dica importante: Para e

Animal De Estimação: A verdade Te lós Faz Você Viver Melhor?

Animal de estimação, a lgumas pessoas ainda não acreditam, mas esses relacionamento tem um impacto saudável na vida das pessoas (e na autoestima). Atualmente,  trabalhar com animais também é um tipo de estilo de vida saudável, com o objetivo de fazer com que os animais levem conforto e carinho às pessoas comuns. 👉Saiba quais os benefícios de conviver com os animais De fato , conviver com animais de estimação  (domésticos) traz alegria e felicidade, e a convivência é sempre agradável e confortável. Os  animais de estimação são capazes de transmitir para as pessoas uma sensação de bem-estar , sendo afetuosos e cuidando de quem está ao seu redor de forma pura e genuína. Nosso cérebro é capaz de reconhecer gestos sinceros, então ajudar nessa convivência é sempre muito positivo. 👉É Importante Ter Um Animal Doméstico? Para quem gosta, sim, não tem contra indicação, é importante saber mais sobre nossos bichinhos, por n ão possuir efeitos nocivos, logico isso pode trazer o conforto do dia