Cavalo Mangalarga Marchador Origem História

Cavalo Mangalarga Marchador Origem História

Por que Se Chama Mangalarga Marchador

Cavalo Mangalarga Marchador Origem História? Você Sabe porque Se Chama Mangalarga Marchador

Essas raças foram enviados para uma fazenda chamada Mangalarga em Paty de Alferes, no estado do Rio de Janeiro. 

Os animais começaram a fazer sucesso pela beleza, e quando perguntavam que cavalos eram, o pessoal respondia 'São do mangalarga'. Então até hoje, a raça ainda é conhecida dessa forma (maneira).

👉Conheça O Que É Cavalo Mangalarga:

O Cavalo Mangalarga Marchador, também conhecido como Mangalarga, é uma raça genuinamente Brasileiro. 

Originou-se do cavalo Alter-Real (linhagem do cavalo Lusitano), que foi introduzido no Brasil pela corte portuguesa no início do século XIX.

👉Veja A Origem Do Cavalo Mangalarga:

O Mangalarga, tipicamente brasileira, surgiu há cerca de 200 anos na Comarca do Rio das Mortes, no sul de Minas Gerais.

È o resultado do cruzamento de cavalos Alter (originários da Coudelaria Alter do Chão em Portugal) com cavalos selecionados e criados na região de Minas Gerais.

O Mangalarga tipicamente brasileira

Esses cavalos Alter carregam as características genéticas da raça andaluza espanhola, que são descendentes de cavalos nativos da Península Ibérica, germânicos e berberes. 

Essa raça, o Mangalarga Marchador herdou beleza e porte elegante, além de um temperamento dócil e especial para montaria.

O cavalo Mangalarga Marchador o primeiro nasceu na fazenda Campo Alegre - MG, que pertencia ao barão de Alfenas, Gabriel Francisco Junqueira, que foi o responsável pela origem da raça. 

👉Características Do Cavalo Marchador:

O Mangalarga marchador é um cavalo de porte médio com pelagem predominantemente castanha e alazã. O Mangalarga tem pelagem fina e macia e uma juba longa e ondulada.

Garanhões de marcha Mangalarga pesam cerca de 450 kg e têm 1,50 metros de altura; éguas médias pesam 400 kg e têm 1,44 metros de altura.

Entre os cavalos de marcha, o cavalo mangalarga marchador é o melhor em desempenho e conforto, permitindo longos períodos de cavalgada confortável.

O Mangalarga marchador é um cavalo de porte médio

Suas encostas e longa paleta são responsáveis ​​por esse conforto. A raça também é fácil de aprender quando destinada a montar, e seus cascos são extremamente duráveis.

Pela sua natureza rústica, o mangalarga machador adapta-se ao clima do país de norte a sul, mesmo a temperaturas mais baixas.

As fêmeas mangalarga apresentam excelente fertilidade, assim como a maioria dos garanhões da raça.

✅Conheça a inteligência de outro animal Pastor Alemão 

👉Como Saber Se O Cavalo é Marchador:

O cavalo mangalarga marchador é uma das raças mais conhecidas quando o assunto é caminhar. Estes cavalos têm a capacidade de “andar” a um ritmo entre o passo e o trote, permitindo ao cavaleiro sentar-se na sela sem tremer.

👉O Cuidados Certo Com Mangalarga:  Aprenda a cuidar do melhor cavalo de sela do mundo

Aprenda cuidar melhor do cavalo de sela!   

Ele é considerado o melhor cavalo de sela do mundo, o mangalarga marchador se destaca pela beleza e graciosidade do andar. Mesmo assim apesar da saúde forte, a raça requer cuidados especiais com alimentação, limpeza e higiene.

Caso você um amante de cavalos ou curioso, com certeza já ouviu falar no Mangalarga Marchador, a raça de cavalo mais popular criada no Brasil e no mundo. 

Muito usado para cavalgadas, de porte médio, agilidade e resistência, capaz de percorrer longas distâncias com vigor. Mantendo-o com boa saúde, dificilmente adoece e não sofre de parasitas.

👉Ambiente Certo Para O Mangalarga:

As condições da coudelaria e sobretudo da baía onde se situa o cavalo mangalarga marchador merecem especial atenção. Embora o local de descanso do cavalo seja ventilado, ele deve ser protegido da luz solar e das frentes frias. 

Para preservar os cascos e evitar alergias, prefira uma cama de borracha. Além de mais prático, facilita a limpeza, higienização e não requer serragem.

👉Nutrição Hidratação Do Mangalarga:

A nutrição da Mangalarga Marchadora precisa ser potencializada! Por se tratar de uma raça destinada a atividades esportivas.

A nutrição da Mangalarga precisa ser potencializada

É absolutamente necessário que você consulte um profissional veterinário para oferecer ao animal uma dieta completa com nutrientes e vitaminas, porém balanceada. 

A hidratação é outro cuidado que o dono deve ter. O cavalo deve ter acesso constante a água limpa e fresca.

Logo se você é proprietário ou criador de um cavalo de raça pura, é essencial que aprenda a cuidar adequadamente da saúde, nutrição e higiene do seu cavalo.

👉Os Cuidados Com Os Dentes E Cascos:

É verdade que a saúde de um cavalo é medida pela qualidade de seus dentes e cascos. No caso do cavalo mangalarga marchador, a qualidade dos cascos também afeta seu desempenho.

Uma vez que os cascos dos cavalos passam por mudanças significativas devido a mudanças no clima, estilos de acabamento e métodos de ferragem, é necessário limpá-los e cascos diariamente para evitar possíveis lesões e doenças. 

A saúde de um cavalo é medida pela qualidade de seus dentes

O tosador deve retirar as pequenas pedras que se depositam nas solas dos cascos e também verificar o seu estado.

No que diz respeito aos dentes, se estiverem saudáveis, permitem que o animal se alimente adequadamente e absorva nutrientes essenciais para a sua saúde.

👉Limpeza Escovação Tosa do Cavalo:

O tosador deve adotar uma rotina regular de limpeza e escovação da pelagem. Verifique com seu veterinário sobre o intervalo de tempo correto para banho, escovação e tosa.

👉Tem Dúvidas Na Tosquia Mangalarga:

Qual é o significado da tosquia de cavalos? Quando devo raspar meu Mangalarga Marchador? Das ferramentas necessárias qual o ideal?                                   Qual é o significado da tosquia de cavalos

Quando o inverno se aproxima, é hora de preparar o cavalo. Para animais que trabalham em estações frias, a tosquia permite que o calor do corpo se dissipe e evita a transpiração excessiva. 

Cavalo mangalarga marchador que não são tosados ​​geralmente podem ficar com muito frio após a atividade física porque o suor esfria e o pelo longo permanece úmido.

Cavalos que ficam congelados são propensos a cólicas, resfriados e sérios problemas de saúde. Os cuidados higiênicos também ajudam a prevenir micoses, dermatites, escamas.

O criador ou tosador que optar pela tosquia deve possuir ferramentas específicas para tosquia como: tosquiadora, lâminas afiadas, lubrificante e tesoura. 

Um dos aparelhos profissionais mais indicados para esse trabalho é o Oster, Clipmaster, indicado para cavalos e animais de grande porte, é uma máquina potente, capaz de cortar qualquer tipo de pelo.

Cavalo Mangalarga Marchador Origem HistóriaCertifique-se de usar apenas lâminas extremamente afiadas, pois elas fazem o casaco parecer áspero e desgrenhado quando usado.                                          

O ideal é ter mais de uma lâmina para que, quando uma esquentar, você possa trocá-la pela outra e continuar cortando. Recomenda-se deixar a lâmina esfriar por cerca de 10 a 15 minutos.

👉Esta Querendo Comprar O Mangalarga:

    Conheça as características físicas:

  • Cabeça - Média, de contorno reto.
  • Olhos - Grandes, distantes e expressivos.
  • Orelhas - de tamanho médio, bem inseridas e com movimentos livres.
  • Pescoço - Musculoso, ligeiramente arredondado, com uma rica juba.
  • Corpo - Compacto e bem proporcionado.
  • Membros - Coxas fortes e musculosas, panturrilhas secas.
  • Quadris - Forte, permitindo força explosiva no início.                
Cavalo Mangalarga Marchador Origem História

Então veja nossos artigos sobre outros tipos de animais de estimação, neste em especial apresentaremos o cavalo mangalarga marchador.

👉Agora que você já sabe como cuidar do seu Mangalarga Marchador, que tal conhecer nossos variados artigos sobre o mundo animal, assim você vai aprender a cuidar melhor do seu animalzinho de estimação!! Confira Cozinha Gourmet.

*Fala com seus amigos, vamos compartilhar os mais variados artigos preparado com muito carinho e dedicação para todos vocês*

Deixe seu comentário, sugestão, critica ou pergunta, será um prazer atende ló.

Pergunta:______________________ 👁‍🗨Siga as redes sociais: ▶ Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter,

"Nada substitui a orientação e avaliação de um Medico Veterinário faça consulta diariamente para cuidar melhor do seu animal de estimaçao

"Obrigado / Chef Luizinho"





 






Postar um comentário

0 Comentários