Raças De Cachorro Shih Tzu Características E Cuidados

Raças De Cachorro Shih Tzu Características E Cuidados

Raças De Cachorro Shih Tzu Características E Cuidados

Raças De Cachorro Shih Tzu Características E Cuidados, este cachorrinho é mais do que apenas um rostinho fofo. Por não ser um cão de caça e não ter habilidade atlética, é mais apegado ao seu dono e possui um ótimo temperamento.

Para quem procura um cachorro pequeno, muito manso, amigo e carinhoso, o cachorro da raças Shih Tzu pode ser perfeita. 

Para te ajudar nessa tarefa de conhecer sobre a raças de cachorro shih tzu incluindo sua origem características e cuidados o Cozinha Gourmet preparou um artigo enriquecedor e importantes detalhes, veja você mesmo!

1. Origem Da Raças De Cachorro Shih Tzu

O Shih Tzu é originário do Tibete e é considerado uma das raças caninas mais antigas do mundo.

Embora a data exata de seu aparecimento não possa ser determinada, há algumas evidências como documentos, pinturas e outros itens  de que a raça de cachorro Shih Tzu existe desde 624 a.C (antes cristo).

Foi somente depois da China (século XIX) que o pequeno e charmoso Shih Tzu se popularizou e evoluiu para o que conhecemos hoje.

O filhote rapidamente conquistou os corações da família real e rapidamente se tornou um mascote. 

Alguns anos depois, em 1934, a raças de cachorro shih tzu foi oficialmente reconhecida e se tornou uma das raças de cães mais populares do Ocidente.

Por isso, o nome do Shih Tzu pode ser alterado, sendo normal que algumas pessoas chamem o filhote de “Shih Tzu” ou até mesmo de “Kissor”  

Origem e História da Raça Shih Tzu

Existem muitos nomes para este cão, mas é importante certificar-se de que é uma raça pura e não um Shih Tzu misturado com um Pincher ou outra raça.

Venha realmente aprender tudo sobre a raças de cachorro Shih Tzu, siga-nos para saber mais sobre este cachorrinho fofo.

2. As Características E o Tamanho dos Shih Tzu 

Algumas pessoas questionam se o Shih Tzu é médio ou pequeno, mas o tamanho compacto da raça fala por si. 

Apesar do tamanho, o Shih Tzu possui algumas outras características que são consideradas únicas, e quem convive diariamente com essa fofura já deve saber disso.

Essas raças de cachorro shih tzu tem focinho achatado e faz parte do grupo dos braquicefálicos. Ele também tem orelhas grandes e caídas e olhos grandes e amendoados ligeiramente separados. 

Isso completa a aparência fofa do Shih Tzu, com pelo longo e macio cobrindo todo o corpo.

👉Vejamos outras características atraentes do Shih Tzu

Altura e peso: É um cão muito leve, geralmente pesando entre 4,5kg e 8kg. Saiba que a altura de um Shih Tzu é de 25 a 30 cm entre machos e fêmeas (lembre-se que esta medida é do ombro ao chão).

As Características E o Tamanho dos Shih Tzu

Em geral, a altura média varia de acordo com o sexo do animal, mas para o Shih Tzu, machos e fêmeas têm a mesma altura. Ao contrário das raças que têm outras variações de tamanho, como poodles, não existe um shih tzu grande.

👉NOTA: Portanto, não se deixe enganar quando encontrar uma oferta de exemplar de Shih Tzu 'Grande' na internet ou num canil, pois este pequeno cão mede até 30cm. 

A propósito, se você encontrar um Shih Tzu muito grande, é provável que não seja uma raça pura, mas uma mistura com outra raça. Nesse caso, o Shih Tzu seria uma ótima opção para quem quer um cachorro pequeno!

                     

3. Aqui Está O Que Precisamos Saber Sobre Saúde Do Shih Tzu

👉 Assim como os pugs e outras raças pequenas, os Shih Tzus possuem globos oculares grandes e altamente expostos.

Como resultado, úlceras, ceratite (inflamação da córnea), ressecamento e até atrofia progressiva da retina (que pode levar à cegueira total) são problemas comuns nesta raça.

Cuidados: Nas raças de cachorro shih tzu precisamos sempre limpar os cantos dos olhos semanalmente para evitar o acúmulo de sujeira e secreções, o que pode levar a problemas mais sérios.

👉 Uma das características do Shih Tzu é o nariz achatado. Isso pode causar sérios problemas respiratórios, como a típica síndrome braquicefálica, muito comum em cães com essa anatomia.

Aqui Está O Que Precisamos Saber Sobre Saúde Do Shih Tzu

Além disso, a coprofagia canina, que é o hábito do cão de engolir as próprias fezes, também é comum no Shih Tzu. O acompanhamento veterinário é muito importante nesses casos, os Shih Tzus costumam viver de 10 a 15 anos se bem cuidados.

4. Shih Tzu Alimentação E Cuidados

👉 Na hora de comprar uma boa ração para Shih Tzu, deve-se levar em consideração o porte pequeno do cão que deseja uniformizar e regular a ração. 

A raças de cachorro shih tzu adultos costumam comer de 100 a 150 gramas de comida por dia. Mas para ter certeza de que está usando a quantidade certa, verifique as informações no verso da embalagem do alimento.

👉Saber cuidar de um filhote de Shih Tzu requer atenção especial na alimentação do seu cachorro. 

Em geral, os filhotes de Shih Tzu precisam ser alimentados com uma ração específica para filhotes e devem ser alimentados com mais frequência (cerca de 4 a 5 vezes ao dia) em porções menores.

Os Shih Tzus pode ser alimentado duas vezes ao dia (manhã e noite) após os primeiros 6 meses, mas não mude para ração para cães adultos antes dos 12 meses.

👉Cuidados: Lembre-se, para calcular a quantidade correta de ração, lembre-se de levar em conta o peso do seu pet.   

Shih Tzu Alimentação E Cuidados

Por exemplo, um Shih Tzu Miniatura (ou um Shih Tzu tamanho 1) deve receber uma quantidade menor de comida. Em caso de dúvida, pode sempre contactar o seu veterinário.

👁‍🗨Veja os devidos Cuidados Com Os Bichinhos saúde e alimentação

5-Os Cuidados Diários Com Shih Tzu

👉 Como escovar os dentes dele

Aprender a cuidar da pelagem do seu Shih Tzu não é nada demais. Devido à sua pelagem longa, a raças de cachorro shih tzu precisa ser escovado diariamente para evitar emaranhados e possíveis danos à pele.

👉 Como dar banho

Os Shih Tzus devem ser banhados quinzenalmente ou uma vez por semana, sempre com produtos para cães.

👉 O Cuidado da Tosa: 

Se você não sabe cuidar do seu Shih Tzu, recomendamos que tose seu pet com frequência.

Alguns treinadores optam por aparar Shih Tzus a cada 15 dias para manter a pelagem baixa. Cuidar de Shih Tzus machos e fêmeas é geralmente o mesmo.

👉Limpeza dos dentes: 

Shih Tzus precisam de limpeza regular idealmente uma vez por semana para evitar problemas bucais como o tártaro em cães.

Os Cuidados Diários Com Shih Tzu👉Corte de unhas

Uma forma de cuidar de um Shih Tzu é aparar as unhas do animal todo mês para que as garras não fiquem muito compridas e não machuquem as pessoas ou a si mesmos.

👉Limpeza das orelhas: 

A limpeza superficial das orelhas da raças de cachorro shih tzu é um dos aspectos mais importantes dos cuidados. Isso evita infecções e outros inconvenientes.

✅6- As 5 Curiosidades Sobre O Cão Shih Tzu

1) O "Shih Tzu" esses nome vem da China e significa "cachorro leão".

2) A raças de cachorro shih tzu foi muito popular durante a Dinastia Ming na China e também era considerada sagrada pelos monges tibetanos.

3) Muitas pessoas confundem o Lhasa Apso com o Shih Tzu. Na verdade, as raças de cães são semelhantes em alguns aspectos, mas não estão na mesma classe e são anatomicamente diferentes.

4) Pelos motivos acima, algumas pessoas pensam que existem vários tipos de Shih Tzu, mas não é bem assim. 

As 5 Curiosidades Sobre O Cão Shih Tzu

A raças de cachorro shih tzu apresentam sempre o mesmo padrão, a única diferença possível entre eles está relacionada com a cor do Shih Tzu. 

São aceitos tipos monocromáticos, bicolores e tricolores, com possibilidade de até 19 combinações de cores quando se trata de peles.

5) Pequeno e fofo, o Shih Tzu é o favorito das celebridades. Algumas celebridades que possuem ou possuíram exemplares da raça incluem a cantora Beyoncé, o magnata Bill Gates e a atriz brasileira Bruna Marquezine.

👉Dicas: O Shih Tzu também é uma das melhores raças de cachorro para apartamentos e ambientes compactos é uma escolha perfeita para quem mora em grandes cidades.

Raças De Cachorro Shih Tzu Saiba Origem Características E Cuidados

Se você estava pensando em ter um cachorro da raça shih tzu e queria aprender tudo sobre esse adorável cãozinho, agora é a melhor hora.

Tenho certeza que você amou esse artigo feito com muito carinho e amor pelo Cozinha Gourmet compartilhe com seus amigos e suas redes sociais.

Ajuda no crescimento do nosso blogger assim será bom para todos, caso queira mandar suas sugestões, comentário e criticas, será recebido com muito prazer o feedback de vocês é muito importante.

*Fala com seus amigos, vamos compartilhar os mais variados artigos preparado com muito carinho e dedicação para todos vocês*

                           

Deixe seu comentário, sugestão ou critica ou pergunta, será um prazer responde lo.

Pergunta:______________________

👁‍🗨Siga as redes sociais: ▶ Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter,

"Nada substitui a orientação e avaliação de um Medico Veterinário faça consulta diariamente para cuidar melhor do seu animal de estimaçao"

Vários artigos👇 

Cozinha Gourmet

Obrigado / Cheff Luizinho







Postar um comentário

0 Comentários